quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dicas Para Backing Vocal

Dicas para Ensaio e Backing-Vocal
O ensaio deve fazer parte da rotina de todo ministério de música. Algumas pessoas tem uma visão fantasiosa a respeito dos músicos de sucesso supervalorizando a questão da INSPIRAÇÃO. Mas qualquer músico que se esforça para oferecer o melhor em seu ministério sabe que inspiração é importante, mas TRANSPIRAÇÃO é fundamental. O ensaio é a hora da transpiração, de dedicar tempo e atenção para que a música na casa de Deus seja feita com qualidade.
1.
ORAÇÃO É verdade que ensaio é ensaio, não é hora de estudo bíblico e nem de orações sem fim, mas é importante orar no início do ensaio. Quando estamos trabalhando na obra muitas lutas se levantam precisamos lembrar que não é contra carne nem sangue que devemos guerrear. Efésios 6:10-18.
2.
AQUECIMENTO Pense na voz como parte de seu organismo. Quando você abre os olhos de manhã, logo pula da cama e sai correndo pelo quarteirão para se exercitar ??? Claro que não! Da mesma forma a voz precisa se espreguiçar, precisa acordar, precisa aquecer. Exercícios de relaxamento, de respiração e alguns vocalizes tem esta função na técnica vocal. O grupo, ou alguém do grupo, precisa investir em uma boa aula de técnica vocal.
3.
O "back vocal" apesar de ser um grupo de pessoas, é um instrumento só, e como tal, é necessário estar no contexto do arranjo geral. Não pode ser um instrumento solto.
4.
Fique atento aos sinais do dirigente de louvor para não cantar outra parte da música atrapalhando assim, o fluir do cântico.

5.
Ser Backing Vocal de um grupo de louvor é diferente de ser Backing Vocal de uma banda "normal."Você não é uma estrela. Você não está se apresentando. Você é um exemplo. Então, seja um bom exemplo de adorador no púlpito e fora dele. Demonstre uma vida de adoração, envolva-se. Quando o líder disser "vamos dançar", ou "vamos entoar um cântico ao Senhor´, o seu papel é fazer isso! Faça o que tem que ser feito. Dependendo de seu humor, isso pode ser difícil porque você quer ser real ali... mas a sua prioridade é servir e liderar pelo exemplo.
6.
Em primeiro lugar, a sua adoração é uma oferta ao Senhor. Como membro de uma equipe de louvor, constantemente eu tenho que estar certo que esta é a minha motivação principal, pois Deus merece nada menos do que isso. É muito fácil mudar de direção em relação a isso. Mas quando os nossos corações estão no lugar certo, existe pouca pressão e há muita alegria. Deus então é glorificado.
7.
TEMPO Uma duração ideal para um bom ensaio deve ser em torno de duas horas. É difícil conseguir resultados reais em menos tempo, se você quiser fazer um ensaio mais longo dê um pequeno intervalo para água e descanso, precisamos lembrar que a voz é um instrumento delicado.
8.
REGULARIDADE Procure fazer ensaios constantes, no mínimo uma vez por semana, isto é importante para integração musical e comunhão do grupo.
9.
PRESENÇA A presença no ensaio deve se tornar obrigatória, não é justo que o grupo todo ensaie e no momento da ministração seja prejudicado por um "penetra" não é ?
10.
PERSEVERANÇA Tenha paciência e não desista. Medite em II Pedro 1: 5-8. O ensaio é uma semeadura, nem sempre colhemos os frutos instantaneamente, mas o nosso trabalho não é vão no Senhor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário