quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Adoração: O Presente do Homem para Deus

João - 4 - 23 : 23
"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem" (João 4. 23).

O título acima está presumindo que o homem pode dar presentes para Deus. Mas será que isto é possível? Podemos nos perguntar: O que poderíamos dar para Deus? O que O agradaria? O que Ele gostaria de ganhar de presente?

O Senhor é o dono de todo o universo. Ele criou todas as coisas e tudo subsiste pelo Seu poder. A Sua Palavra diz:

"Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam." (Salmos 24:1)
"Se eu tivesse fome, não to diria pois meu é o mundo e a sua plenitude." (Salmos 50:12)
"São teus os céus, e tua é a terra; o mundo e a sua plenitude, tu os fundaste." (Salmos 89:11)
"Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos." (Ageu 2:8)
"Pois do Senhor é a terra e a sua plenitude." (I Coríntios 10:26)

Você já tentou dar um presente a alguém que você não conhece? Ou para alguém que tem tudo? Ou para alguém com estas duas características?

Certa vez, no sorteio do "Amigo Secreto" da empresa para a qual trabalhava, tirei um dos diretores executivos da empresa. Era uma pessoa de muitas posses, muito ocupado e reservado, e quase não tínhamos acesso direto a ele. Foi realmente difícil decidir o que comprar! Eu não o conhecia, não sabia das coisas que ele gostava ou não e não imaginava que ele pudesse precisar de algo que eu pudesse dar. É uma experiência angustiante, querer dar um presente a alguém e não saber se o presente é digno do presenteado, ou se ele será bem aceito.

Existe uma canção de Natal bastante conhecida, que leva o título de "O Menino do Tambor". Ela conta a história fictícia de um menino pobre que estava brincando com seu tamborzinho, quando um grupo de pessoas passou e convidou-o a ir ver o menino Jesus, que havia nascido. Ele, animado, foi, levando seu pequeno tambor. Ali chegando, ao ver a cena singela do estábulo, dos animais e do pequeno bebê Jesus deitado num pobre cocho, compreendeu o profundo significado do momento e, numa resposta a esta demonstração tão grande do amor de Deus, ficou desejoso de ofertar algo em troca. Mas o que ele tinha? Nada, a não ser o seu pequeno tambor e a sua habilidade (ou vontade) de toca-lo. Assim, pediu a permissão de Maria e humildemente ofereceu um "concerto" de tambor à criança ali deitada. Todos ouviram atentamente, até o boi parou para escutar. Mas a maior recompensa que poderia haver para aquele menino aconteceu quando o bebê olhou para ele e sorriu docemente, em sinal de aprovação.

Pergunto, para que possamos desenvolver melhor mais adiante: Este menino deu um presente para Jesus?

Apesar de fictícia, esta história retrata bem o estado de espírito das pessoas que realmente, de acordo com o relato bíblico, visitaram a Jesus na manjedoura. A visita dos pastores é relatada em Lucas 2:8-20 e, ao ler o relato, notamos a alegria, admiração e assombro daqueles homens rudes, pelo que haviam presenciado. Da mesma forma aconteceu com os sábios que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, em busca de Jesus: "Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria. E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra." (Mateus 2:10-11)

Será que Deus se agradou da atitude destes homens? Será que estes presentes foram aceitos pelo Rei do Universo? Certamente que sim. E eu afirmo mais: Ele ainda quer, mesmo nos dias de hoje, atitudes como esta. Nosso texto chave diz que "...o Pai procura a tais que assim o adorem" (João 4. 23). Deus está pedindo a nossa adoração! Está desejoso de receber presentes! Ele está procurando, ansiosamente, por pessoas dispostas a adorá-lO!
Pelo Reino,

Fábio Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário