terça-feira, 19 de outubro de 2010

NAO PERCA A ESPERANÇA

VOCÊ JÁ ESTEVE EM MEIO A UM MOMENTO DE GRANDE BATALHA, ONDE, DE REPENTE, VOCÊ TEM A IMPRESSÃO QUE A SUA FÉ PAROU DE FUNCIONAR? TALVEZ VOCÊ ESTIVESSE ORANDO A DEUS E CRENDO EM SUA CURA, LIBERTAÇÃO FINANCEIRA OU ATÉ MESMO A SALVAÇÃO DA SUA FAMILIA. ESPIRITUALMENTE TUDO ESTAVA NO LUGAR; VOCÊ ENCONTROU AS ESCRITURAS QUE PROMETIAM O QUE VOCÊ PRECISAVA, E ESTAVA ATIRANDO PALAVRAS DE FÉ COMO UMA METRALHADORA. MAS COM O PASSAR O TEMPO A SUA "BATERIA ESPIRITUAL" COMEÇOU A ENFRAQUECER, E O PODER QUE VOCÊ TINHA NO COMEÇO DA SITUAÇÃO AGORA PARECIA MAIS FRACO. POR ISSO VOCÊ COMEÇOU A SUSPEITAR QUE NADA IRIA ACONTECER.
EM DESESPERO VOCÊ TENTOU ACABAR CO AQUELAS DÚVIDAS DIZENDO TAIS PALAVRAS MAIS ALTO E MAIS LONGAMENTE. VOCÊ TENTOU FORÇAR A SUA FÉ PARA FUNCIONAR E NÃO CONSGUIU. VOCÊ CONTINUOU ENFERMO, SEM DINHEIRO E SEM SEUS PARENTES SALVOS, E AINDASE PERGUNTANDO: " O QUE ACONTECEU DE ERRADO?" NO FINAL VOCÊ APENAS PENSOU QUE ERA UM FRACASSO DE FÉ. MAS O QUE EU ESTOU PARA LHE DIZER PODERÁ MUDAR A SUA VIDA, PORQUE MUDOU A MINHA.
O QUE VOCÊ EXPERIMENTOU NAO FOI O FRACASSO DA FÉ, MAS A QUEDA DA SUA ESPERANÇA. MUITOS CRENTES NÃO PRESTAM MUITA ATENÇAO NA ESPERANÇA. ELES NÃO PENSAM QUE ELA SEJA IMPORTANTE TANTO QUANTO A FÉ. MAS A VERDADE É QUE A FÉ NAO FUNCIONA SEM A ESPERANÇA. ISSO PORQUE A "FÉ É A CERTEZA DAQUILO QUE SE ESPERA(...)" (HB 11.1). ALGUMAS VEZES DIGO QUE A ESPERANÇA VEM ANTES DA FÉ; QUANDO A ESPERANÇA É PERDIDA A FÉ FICA SEM ALVO, FICA SEM MISSÃO A CUMPRIR, ATIRA PARA TODOS OS LADOS.
MUITAS VEZES CONFUNDIMOS ESPERANÇA COM DESESPERO. LEMBRO-ME QUE MUITAS VEZES JÁ ENTREI NO QUARTO PARA ORAR EM DESESPERO E NAO PARAVA DE FALAR A PALAVRA E CONFESSAR AS PROMESSAS DE DEUS PARA MIM; PORÉM O MEU CORAÇÃO CONTINUAVA INQUIETO. UM DIA DEUS ME DISSE QUE FICASSE CALADO E APENAS CONTEMPLASSE O QUE ELE PODE FAZER. OUTRAS VEZES CONFUDIMOS ESPERANÇA COM DESEJO. PESSOAS NO MUNDO DIZEM: " BEM QUE EU GOSTARIA D ERECEBER UM AUMENTO", SENDO QUE NA VERDADE O QUE ELES ESTÃO DIZENDO É: "BEM QUE EU GOSTARIA, MAS SEI QUE NAO VAI ACONTECER". O TIPO DE ESPERANÇA DE QUE A PALAVRA DE DEUS NOS FALA NÃO É COMO A DO MUNDO, BASEADA EM DESEJOS OU NECESSIDADES. ELA É BASEADA EM NOSSA ALIANÇA COM DEUS E NA UNÇÃO QUE ELE JÁ PROVIDENCIOU NESS ALIANÇA. DE FATO EFÉSIOS 2.12 DIZ: "(...) ESTÁVEIS SEM CRISTO, SEPARADOS DA COMUNIDADE DE ISRAEL E ESTRANHOS ÀS ALIANÇAS DA PROMESSA, NÃO TENDO ESPERANÇA E SEM DEUS NO MUNDO".
A ESPERANÇA DA PALAVRA É AQUELA QUE VOCÊ MANTÉM DIANTE DOS SEUS OLHOS E TAMBÉM NO MAIS ÍNTIMO DO SEU CORAÇÃO, E A PARTIR DAÍ VOCÊ COMEÇA A MONTAR A IMAGEM EM SEU CORAÇÃO. A ESPERANÇA COMEÇA QUANDO VOCÊ COMEÇA A SE VER COM O QUE DEUS PROMETEU A VOCÊ.

PELO REINO,

FÁBIO BARRETO

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Adoração: O Presente do Homem para Deus

João - 4 - 23 : 23
"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem" (João 4. 23).

O título acima está presumindo que o homem pode dar presentes para Deus. Mas será que isto é possível? Podemos nos perguntar: O que poderíamos dar para Deus? O que O agradaria? O que Ele gostaria de ganhar de presente?

O Senhor é o dono de todo o universo. Ele criou todas as coisas e tudo subsiste pelo Seu poder. A Sua Palavra diz:

"Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam." (Salmos 24:1)
"Se eu tivesse fome, não to diria pois meu é o mundo e a sua plenitude." (Salmos 50:12)
"São teus os céus, e tua é a terra; o mundo e a sua plenitude, tu os fundaste." (Salmos 89:11)
"Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos." (Ageu 2:8)
"Pois do Senhor é a terra e a sua plenitude." (I Coríntios 10:26)

Você já tentou dar um presente a alguém que você não conhece? Ou para alguém que tem tudo? Ou para alguém com estas duas características?

Certa vez, no sorteio do "Amigo Secreto" da empresa para a qual trabalhava, tirei um dos diretores executivos da empresa. Era uma pessoa de muitas posses, muito ocupado e reservado, e quase não tínhamos acesso direto a ele. Foi realmente difícil decidir o que comprar! Eu não o conhecia, não sabia das coisas que ele gostava ou não e não imaginava que ele pudesse precisar de algo que eu pudesse dar. É uma experiência angustiante, querer dar um presente a alguém e não saber se o presente é digno do presenteado, ou se ele será bem aceito.

Existe uma canção de Natal bastante conhecida, que leva o título de "O Menino do Tambor". Ela conta a história fictícia de um menino pobre que estava brincando com seu tamborzinho, quando um grupo de pessoas passou e convidou-o a ir ver o menino Jesus, que havia nascido. Ele, animado, foi, levando seu pequeno tambor. Ali chegando, ao ver a cena singela do estábulo, dos animais e do pequeno bebê Jesus deitado num pobre cocho, compreendeu o profundo significado do momento e, numa resposta a esta demonstração tão grande do amor de Deus, ficou desejoso de ofertar algo em troca. Mas o que ele tinha? Nada, a não ser o seu pequeno tambor e a sua habilidade (ou vontade) de toca-lo. Assim, pediu a permissão de Maria e humildemente ofereceu um "concerto" de tambor à criança ali deitada. Todos ouviram atentamente, até o boi parou para escutar. Mas a maior recompensa que poderia haver para aquele menino aconteceu quando o bebê olhou para ele e sorriu docemente, em sinal de aprovação.

Pergunto, para que possamos desenvolver melhor mais adiante: Este menino deu um presente para Jesus?

Apesar de fictícia, esta história retrata bem o estado de espírito das pessoas que realmente, de acordo com o relato bíblico, visitaram a Jesus na manjedoura. A visita dos pastores é relatada em Lucas 2:8-20 e, ao ler o relato, notamos a alegria, admiração e assombro daqueles homens rudes, pelo que haviam presenciado. Da mesma forma aconteceu com os sábios que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, em busca de Jesus: "Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria. E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra." (Mateus 2:10-11)

Será que Deus se agradou da atitude destes homens? Será que estes presentes foram aceitos pelo Rei do Universo? Certamente que sim. E eu afirmo mais: Ele ainda quer, mesmo nos dias de hoje, atitudes como esta. Nosso texto chave diz que "...o Pai procura a tais que assim o adorem" (João 4. 23). Deus está pedindo a nossa adoração! Está desejoso de receber presentes! Ele está procurando, ansiosamente, por pessoas dispostas a adorá-lO!
Pelo Reino,

Fábio Barreto

Dicas Para Backing Vocal

Dicas para Ensaio e Backing-Vocal
O ensaio deve fazer parte da rotina de todo ministério de música. Algumas pessoas tem uma visão fantasiosa a respeito dos músicos de sucesso supervalorizando a questão da INSPIRAÇÃO. Mas qualquer músico que se esforça para oferecer o melhor em seu ministério sabe que inspiração é importante, mas TRANSPIRAÇÃO é fundamental. O ensaio é a hora da transpiração, de dedicar tempo e atenção para que a música na casa de Deus seja feita com qualidade.
1.
ORAÇÃO É verdade que ensaio é ensaio, não é hora de estudo bíblico e nem de orações sem fim, mas é importante orar no início do ensaio. Quando estamos trabalhando na obra muitas lutas se levantam precisamos lembrar que não é contra carne nem sangue que devemos guerrear. Efésios 6:10-18.
2.
AQUECIMENTO Pense na voz como parte de seu organismo. Quando você abre os olhos de manhã, logo pula da cama e sai correndo pelo quarteirão para se exercitar ??? Claro que não! Da mesma forma a voz precisa se espreguiçar, precisa acordar, precisa aquecer. Exercícios de relaxamento, de respiração e alguns vocalizes tem esta função na técnica vocal. O grupo, ou alguém do grupo, precisa investir em uma boa aula de técnica vocal.
3.
O "back vocal" apesar de ser um grupo de pessoas, é um instrumento só, e como tal, é necessário estar no contexto do arranjo geral. Não pode ser um instrumento solto.
4.
Fique atento aos sinais do dirigente de louvor para não cantar outra parte da música atrapalhando assim, o fluir do cântico.

5.
Ser Backing Vocal de um grupo de louvor é diferente de ser Backing Vocal de uma banda "normal."Você não é uma estrela. Você não está se apresentando. Você é um exemplo. Então, seja um bom exemplo de adorador no púlpito e fora dele. Demonstre uma vida de adoração, envolva-se. Quando o líder disser "vamos dançar", ou "vamos entoar um cântico ao Senhor´, o seu papel é fazer isso! Faça o que tem que ser feito. Dependendo de seu humor, isso pode ser difícil porque você quer ser real ali... mas a sua prioridade é servir e liderar pelo exemplo.
6.
Em primeiro lugar, a sua adoração é uma oferta ao Senhor. Como membro de uma equipe de louvor, constantemente eu tenho que estar certo que esta é a minha motivação principal, pois Deus merece nada menos do que isso. É muito fácil mudar de direção em relação a isso. Mas quando os nossos corações estão no lugar certo, existe pouca pressão e há muita alegria. Deus então é glorificado.
7.
TEMPO Uma duração ideal para um bom ensaio deve ser em torno de duas horas. É difícil conseguir resultados reais em menos tempo, se você quiser fazer um ensaio mais longo dê um pequeno intervalo para água e descanso, precisamos lembrar que a voz é um instrumento delicado.
8.
REGULARIDADE Procure fazer ensaios constantes, no mínimo uma vez por semana, isto é importante para integração musical e comunhão do grupo.
9.
PRESENÇA A presença no ensaio deve se tornar obrigatória, não é justo que o grupo todo ensaie e no momento da ministração seja prejudicado por um "penetra" não é ?
10.
PERSEVERANÇA Tenha paciência e não desista. Medite em II Pedro 1: 5-8. O ensaio é uma semeadura, nem sempre colhemos os frutos instantaneamente, mas o nosso trabalho não é vão no Senhor!!!